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Mini Bio

Jacqueline Melo

Nascida no Rio de Janeiro, RJ

Mora e trabalha na cidade maravilhosa.

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Produtora e Curadora independente com atuação desde 2007 na área de desenvolvimento e produção executiva de projetos culturais, esportivos e sociais. Atualmente presta serviços de produção para a produtora audiovisual TVa2 (www.tva2.com.br), é editora do Caderno de Cultura e Mídia da Redação Brasil na Agência Internacional de Notícias Pressenza (www.pressenza.com) e desde out.2020, é uma das gestoras da Casa da Escada Colorida, espaço independente de artes localizado na Escadaria Selaron na Lapa/RJ, que realiza ações de residência artística e curatorial (www.casadaescadacolorida.com).
Graduanda no curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, fez História da Arte pela EBA/UFRJ e dentre suas principais realizações estão:


No audiovisual fez a direção do clipe "Cria do Gueto" do cantor Rafike Madu (nov.2023); fez assistência de produção executiva no longa-metragem "Incompatível com a Vida" (2023) da diretora Eliza Capai; fez parte da equipe de produção da série documental "Tempo Presente" (lançada em nov.2020) produzida pela TVa2 e exibida pelo Canal Futura; atuou como assistente de produção executiva do longa-documentário "Espero tua (re)volta" da diretora Eliza Capai; atuou na equipe de produção dos longas-documentários “Olympia 2016” (2016), “O Estopim” (2014) e “Armados” (2012) ambos com direção e roteiro de Rodrigo Mac Niven; Atuou como assistente de produção executiva no média-metragem “Resistência” da diretora Eliza Capai (2017); Produziu o Fashion Film “DIVINAS” da diretora Vitoria de Mello Franco (2018) para o site NOWNESS; Produziu o curta-metragem “Banco Azul” da diretora Sabine Mendes (2017); Também é curadora e organizadora (sede RJ) do FICNOVA - Festival Internacional de Cinema da Não Violência Ativa (2018/2020/2022), festival bienal que ocorre durante o mês de outubro simultaneamente em mais de 10 países e 15 cidades. www.ficnova.org 

Nas artes visuais assina a produção da exposição "Mulheres na Independência Brasileira" da artista e curadora Gabriela Noujaim, (dez.2022); exposição "Resto, Rastro, Rasura" com curadoria de Daniela Avellar (nov.2022); exposição "Chave Sem Segredo" da curadora Ana Elisa Lidizia (out.2022); exposição "A Medida das Coisas" da curadora Fernanda Lopes (out.2022); exposição "Constelações e Labirintos" da curadora Ana Elisa Lidizia (set.2022); exposição "Aqui Onde Agora Está" da curadora Fernanda Lopes (jul.2022); exposição "Cartografias da Impermanência" do curador Pedro Eboli (jul.2022); exposição "Para Além da Orelha Tem um Som" da curadora Daniela Avellar (jun.2022); exposição "Nas Rugas do Tempo" do curador Pedro Eboli (mai.2022); exposição "Coleção de Pedras Vivas" (mar.2022); exposição "Da Condição de Casa" dos curadores Bernardo Bazani e Bia Petrus (jan.2022); exposição "Dobras" e exposição "Como Não Subir Uma Escada" da curadora Fernanda Lopes no Paço Imperial (dez.2021 a fev. 2022); exposição "Entre Ossos e Sonhos" da curadora Pollyana Quintela (nov.2021); exposição "Operar (n)o Caos" dos curadores Bernardo Bazani e Bia Petrus (ago.2022); todas realizadas no Espaço Independente de Arte Casa da Escada Colorida em 2022; Exposição virtual do curador Leonardo Antan "Sal60 - uma revolução em vermelho, branco e negro" (2020) www.sal60.com.br e com Patrocínio da Lei Aldir Blanc; "Inundação" (jul./set.19) idealizada pela artista Bete Esteves, contou com a curadoria de Marcelo Campos e a participação de artistas contemporâneos que interviram e dialogaram trazendo obras e expondo-as junto e entre a coleção do Museu Casa do Pontal que conta com um acervo de mais de 8 mil peças das variadas culturas rurais e urbanos do pais e que estava fechado por conta das chuvas ocorridas no início do ano 2019. Assina a produção  executiva das exposições do curador Leonardo Antan "Eu Vim me Apresentar: Encontros, Festas e Celebrações" no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/RJ (abr./jul.2019); “O Rei que Bordou o Mundo: imagens poéticas do processo criativo do carnaval da Cubango” no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/RJ (fev./mar.2019); “Chegança – Bispo do Rosário na Acadêmicos do Cubango” no Museu da Escravidão e Liberdade/RJ (out./jan. 2019); “Uma Delirante Celebração Carnavalesca: O Legado de Rosa Magalhães” (fev./abr.2019) no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/RJ;

Como curadora independente, realizou a exposição "Constelações e Labirintos" como co-curadora na Casa da Escada Colorida (out.2022); Ocupação Virtual "CONEXÃO MUHCAB" (ago./nov.2021) para o Museu de História e Cultura Afro Brasileira em parceria com Mariana Maia; assina a curadoria conjuntamente com Ana Lobo, Ana Elisa Lidízia, Bruna Cruz, Julia Baker e Michaela Blanc da ação artística "Mulheres Que Ocupam" para o Instagram do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (mar.2021); Em parceria com a artista Mariana Maia fez a curadoria da Exposição Virtual "Tenha Fé" (nov.2020) Instagram do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo; Com Bruna Cruz e Carolina Cambará fez a curadoria da exposição "Raiz Comum" (nov.19/jan.20) no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo em Santa Teresa/RJ; também assina a curadoria das exposições individuais do artista visual Carlos Contene "Ao Longo da Linha do Trem" no SESC Engenho de Dentro (mai./ago.2019) e “Estética da Comicidade” no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada (set./out.2018); Curou a exposição “A/FRONT/A” na Galeria Espaço Piloto da Universidade de Brasília - UnB (set/out. 2018) em parceria com a historiadora Ana Elisa Lidizia;

Desde de 2017 faz parte da equipe de curadores do "Dia de Glória" que atua na ativação e intervenção artística-urbana-afetiva no bairro da Glória/RJ; E assina também a curadoria da exposição “Limiares” (2017) exposição coletiva do curso Imersões Curatoriais na Casa França Brasil e Paço Imperial; Participa do “Biombo Arte Móvel” dentro do evento do Sopa de Entulho no Sesc Madureira/RJ em 2016; Em 2015 produziu a “1ª Trio Bienal – Bienal Tridimensional Internacional do Rio” projeto de Alexandre Murucci e curadoria de Marcos Lontra  que ocupou diversos espaços culturais como CCBB/RJ, Museu Histórico Nacional, entre outros.


No esporte, produziu, em 2015 e 2016, a regata de barcos movidos à energia solar “Desafio Solar Brasil da UFRJ” organizada pela UFRJ e com patrocínio da ENEL. No teatro, produziu os espetáculos “Lapianas – Um Caso de Amor com a Lapa” (2007-2008) e “Realidade Virtual” (2009) ambas com direção de Cláudio Mendes e produzidas pela produtora J. R. Mac Niven.
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