JACQUELINE MELO
PRODUTORA & CURADORA
Ilustração de Rodrigo Cardoso
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Cultura Retomada Cultural RJ 2 e JAC Produções, lançaram em 2023,
o projeto de carnaval "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência.
O processo foi coordenado pelo pesquisador Felipe Tinoco e contou com a pesquisa e desenvolvimento de um enredo, com sinopse, e que serviu de inspiração para o samba-enredo, composto por Leandro Thomaz, e gravado no projeto por Milena Wainer. Após isso, reuniões artísticas foram realizadas com os desenhistas, para que discutíssemos os caminhos estéticos do projeto.
Dessa forma, eles finalizaram a criação artística-visual do desfile de acordo com as suas assinaturas pessoais e levando em consideração o seu estilo de carnaval dentro da linguagem cultural das escolas de samba.
O principal produto do trabalho foi o desenvolvimento de um coeso projeto completo de desfile de carnaval cujo enredo denominou-se “Uma Folia Para Maria Quitéria”, com 15 croquis de figurinos para alas, comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira e 4 projetos de alegorias de uma escola de samba. Participaram do projeto os carnavalescos Jorge Silveira, Guilherme Estevão, Ricardo Hessez, Lucas Abelha e Orádia Porciúncula.
Além de fomentar o debate sobre um grande personagem da história do Brasil, historicamente subvalorizado de acordo com a sua relevância prática e simbólica. O projeto de desenvolvimento artístico do desfile em homenagem à Maria Quitéria foi separado em diferentes fases de elaboração.
A primeira delas foi relacionada à pesquisa da vida da homenageada, considerando sua trajetória pessoal e militar, seus principais feitos na luta pela Independência e sua participação em batalhas memoráveis desse período histórico brasileiro. Além dessa pesquisa biográfica, também foi realizada uma pesquisa artística sobre referências visuais acerca dos signos da independência e do período de atuação de Maria Quitéria e sobre os desfiles de carnaval que já citaram a heroína, como forma de dar suporte aos carnavalescos e desenhistas que participaram da elaboração visual do projeto do desfile.
O pesquisador Nathan Gomes, especialista na história da personagem, auxiliou o processo de pesquisa e realizou uma live com o curador do projeto Leonardo Antan, onde debateram a importância dessa personagem e seus desdobramentos na comemoração dos 200 anos da nossa independência. Você pode conferir todo o projeto do desfile on-line no Youtube.
#SececRJ #CulturaPresente #RetomadaCulturalRJ2